Miomas Uterino.
O que são?
Segundo Dr.,Orcione Guimarães Júnior, miomas são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. Acometem as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, isto é, na fase em que menstruam e podem engravidar. A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingir enormes volumes.
Sintomas:
A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal. Às vezes, mulheres magras parecem grávidas por causa do aumento do abdômen provocado pelo crescimento do mioma; dor pélvica é mais um sintoma freqüente; alguns sintomas compressivos podem ocorrer, tais como aumento da freqüência urinária, retenção de urina, constipação e compressão dos vasos pélvicos, causando varizes e inchaços nas pernas; dependendo da sua localização o mioma pode causar infertilidade, alerta o especialista Orcione Júnior.
Os miomas podem ocupar qualquer posição no útero e, quanto mais perto da parte central se desenvolverem, maior a probabilidade de provocarem sangramento e de dificultarem uma gravidez, levando a quadros de abortamento , segundo Orcione.
Diagnóstico:
O diagnóstico pode ser realizado pelo exame físico associado a ecografia pélvica transvaginal confirma o diagnóstico e exclui outras patologias, afirma o experte Dr. Orcione Júnior.
Tratamento:
Conforme Dr. Orcione Guimarães, o tratamento deve ser individualizado, dependendo da presença ou não de sintomas importantes e da idade da paciente. Na conduta, deve-se controlar o crescimento do mioma. O tratamento pode ser medicamentoso com uso de medicamentos hormonais orais , Diu hormonal ou implantes hormonais .
Embolização dos Miomas também está indicado em casos selecionados e mais tecetemente ablação do mioma por radiofrequência.
O tratamento através de cirurgia: miomectomia (retirada só do mioma) é reservado para os casos que não respondem ao tratamento clínico ou quantos os Miomas são os responsáveis pela infertilidade.